Páginas

Meus queridos seguidores!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como plantar gengibre em casa

Gente, olha que fácil plantar gengibre em casa:




Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades anti inflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras). 

Desde a antiguidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remédio para enjoo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoo e náuseas.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulento.

De acordo com a fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre apresenta as propriedades acre e quente. O gengibre é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal.

Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.



Como eu adoro ter novidades no meu jardim, acabei de plantar meu gengibre.


(o vasinho não é bonito, mas quando brotar, coloco dentro de outro mais fofo!)

Quando brotar, mostro novamente aqui para vocês...




fonte: dream state, bemdesaude


28 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei o seu post! Também gosto de ter coisas novas no meu jardim... Vou experimentar com o Gengibre!

    ResponderExcluir
  2. Olá , muito legal seu post, só tenho uma duvida, vc planta ele pela metade, e raga todo dia? Abs! Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cristina, isso mesmo. Plante o gengibre e deixe metade para fora. Ele vai criar raízes e começar a ter os brotos.
      Plante e depois me conte como ele ficou...
      abs

      Excluir
  3. ADOREI SABER A RESPEITO DE GENGIBRE SABIA APENAS QUE ERA USADO PARA CHA QUANDO SE ESTA ENGRIPADO.AMANHA MESMO VOU PLANTAR.

    ResponderExcluir
  4. Faço uso diariamente do gengibre, nas comidas, vitaminas, sucos, etc. . Adooooro.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu post.Vou plantar gengibre num vasinho....depois eu conto se deu certo.Nádia

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber ,como cuidar.Deve ficar no sol?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, precisa de sol, gosto de colocar pela manhã parq meus vasinhos tomarem um sol.
      até mais...

      Excluir
  7. E ai pessoal, quero saber xomo andam as plantinhas de vocês. Se plantaram e como ficou...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiana T. Anelli,, por incrivel que pareça só hoje conheci o Gengibre, apesar de já ter ouvido falar muito dele. Comprei por saber que é bom para os ossos, e agora vou continuar a comprar e tambem plantar um pouquinho no meu jardim.

    ResponderExcluir
  9. Coloquei num mini copinho, prendi com palitos.. e agua no fundo, estão brotando...só queria saber se a folhagem que vai aparecer é comestível, já está brotando....e como conservar a gengibre que compramos em pedaços? Obrigada.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal que está brotando. Mas as folhas não sei se são comestíveis. Apenas uso a raiz. O gengibre dura muito, guardo junto com os legumes aqui em casa.

      Excluir
  10. muito obrigado pelas dicas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. E quando vou saber k esta na hora de colher.

    ResponderExcluir
  12. Olá? Como posso plantar o gengibre? Directamente a raiz na terra com um pouco de fora, ou como "Unknown" por num como e só depois de ganhar brotos plantar? O meu gengibre que tenho usado sobretudo na comida vai ganhando brotos, sem precisar de água. Já tentei plantar esses brotos mas não resultou.. Se eu partir um pouco do gengibre resulta plantá-lo??

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu adoro gengibre! Uso sobretudo na comida, não sabia que dava pra fazer chá! Gostei de conhecer as inúmeras propriedades medicinais do gengibre pelo seu blog! Como se deve plantar o gengibre? Plantar a raiz do gengibre na terra com um pouco de fora, como demostra ou faze-lo ganhar brotos num copo de água e depois plantar tudo como descreveram aí em cima? Os meus gengibre volta e meia ganham brotos e não precisam de apanhar água! Já tentei plantar um broto e não resultou!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, o meu gengibre acabou sendo afogado pelas chuvas de verão. Quando viajei acabei esquecendo de tirá-lo da varanda. Mas vou plantar novamente. Plantar metade para fora e metade para dentro. Como o gengibre é uma raiz vai criar os brotos e consequentemente criar aquelas raízes finas em toda a parte de baixo. Vou fazer novamente e mostro aqui no blog. Mas tente vc também, quem tiver uma novidade primeiro conta aqui!!! Bjs

      Excluir
  14. Obrigada pela dica! há muito que queria plantar mas não imaginava como, já li artigos que dizem para colocar 8 polegares abaixo da terra, não resultou acabou por se desfazer na terra....Beijos

    ResponderExcluir
  15. Conheço o gengibre, uso direto. Não sabia como planta-lo. É muito facil. Não enterra todo, nao é???

    Felix

    ResponderExcluir
  16. Vou plantar o meu. parece muito facil;

    ResponderExcluir
  17. Achei seu blog por acaso e vou seguir, gostei.
    Eu uso gengibre demais em geleias e resolvi plantar também
    porque está muito caro por aqui.
    Quando o meu estiver com folhas grandes eu vou colocar no meu blog e aviso, tá?
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jô, que bom que gostou!
      Aguardo a foto do seu gengibre!!!
      bjs

      Excluir
  18. adorei tudo sobre gengibre e uma planta maravilhosa bjus elisa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, também adoro e gostei muito da sua visita.
      volte sempre
      bjs

      Excluir
  19. Meu gengibre ja está plantado , já siu as folhagens e agora estÁ saindo flores, gostaria de saber quando devo colher ara fazer uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, boa tarde. A colheita do gengibre pode ocorrer de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e folhas começam a ficar amareladas. As plantas podem ser arrancadas com cuidado com a mão, exponha os rizomas 9planta com a raiz = gengibre), lave-os e deixe-os secar por um ou dois dias.
      Não precisa arrancar todo o rizoma, deixe o resto da planta intacta para continuar seu crescimento. Dessa forma a planta pode viver vários anos.
      boa sorte com sua colheita!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!
Sua opinião é muito importante para mim.
Obrigada pelo carinho
Fabiana
www.umlivroedoisdedosdeprosa.blogspot.com.br