Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Horta em espaços pequenos


Para quem curte cozinhar, nada como ingredientes de qualidade. E tanto melhor se as receitas levarem aquele tempero especial, que você mesmo cultivou. 
Mais natural e saudável, impossível!
Mesmo que tem espaço limitado pode ter uma horta de ervas e temperos em casa. 
Que tal um jardim vertical, uma sobreposição de plantas em muros? 
Claro que, como esse tipo de plantio oferece condições bastante adversas, o cuidado para o desenvolvimento das plantas também é maior.
E se você não possui uma varanda em seu apartamento, pode instalar uma prateleira na cozinha, próxima à janela ou, até mesmo, colocar os vasinhos no peitoril da pia. 
Vasinhos coloridos fazem toda a diferença para deixar o ambiente mais alegre.
Então não perca tempo e aprenda a criar uma horta com esses o passo-a-passo e as dicas a seguir:
1. Local: o primeiro passo para começar uma horta é escolher o local correto. O ideal é que ele seja plano ou levemente inclinado e que esteja exposto ao sol, uma vez que locais com muita sombra não permitem o crescimento adequado dos vegetais. Em apartamentos, as varandas e as áreas de serviço são uma boa pedida.
2. Preparação do solo: crie canteiros de plantio preparando o solo com terra vegetal, areia e adubo. O ideal é que os canteiros tenham, pelo menos, 30 centímetros de profundidade, para um bom enraizamento das plantas.
3. Escolha das espécies: antes de começar a plantar, tenha em mente quais espécies irá usar. Você pode plantar até duas espécies no mesmo vaso se as características forem semelhantes. Em pequenos espaços, as espécies mais indicadas são: agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.
4. Cuidados: as hortas precisam ser regadas constantemente – duas vezes ao dia no verão e uma vez ao dia no inverno. Tome cuidado para não deixá-las encharcadas e, se optar por plantar em vasos, escolha aqueles que têm furinhos na parte de baixo. Você ainda pode adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral.

fonte: decora.do

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tia, estou nos preparativos para fazer uma parecida com a última, com vasinhos de barro! Todas são muito fofas.
      bjs

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!
Sua opinião é muito importante para mim.
Obrigada pelo carinho
Fabiana
www.umlivroedoisdedosdeprosa.blogspot.com.br