Páginas

Meus queridos seguidores!

domingo, 19 de junho de 2011

PLANTAS MEDICINAIS


Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.

Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante e analgésico. Contra indicado para pessoas hipertensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e anti espasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.

Guaco - Expectorante e bronco dilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncas dilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarréia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.
A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.

5 PRINCÍPIOS DE IOGA PARA A VIDA

VIVA FELIZ!!

Não é novidade para ninguém que a ioga faz muito bem para o corpo e a mente. Mas os benefícios não são exclusivos apenas de quem pratica as aulas, dá para aplicar pequenas lições no seu dia a dia e tornar sua rotina mais leve. Siga os conselhos!


1. Paciência
É a palavra-chave! Procure não ficar com raiva se algo que desejava muito não der certo. Olhe pelo lado positivo, você tem capacidade para tentar mais vezes. E não desista, seja persistente e confiante. Além disso, nem sempre depende só de da gente para alcançar um objetivo.

2. Aceitação
Se não gosta de algo em você ou em sua rotina, procure melhorar. Perder tempo com reclamações não vai te levar a lugar nenhum, pelo contrário, vai te tirar um precioso tempo que poderia ser usado para tentar consertar o que não está agradando. Não se julgue pelo que você tem, e sim pelo que é capaz de conquistar.

3. Dedicação
Quanto mais se empenha em um objetivo, mais próxima dele está. Não desista! Valorize mais os ganhos e menos às perdas.

4. Bondade
Quando você aceita suas limitações sem criticá-las, está fazendo um bem enorme tanto ao seu físico quanto ao seu emocional. Ter um ego nas alturas é tão feio quanto ter vergonha dos seus defeitos. Seja boa com você e com os outros. Portanto, dê bom dia ao encontrar uma pessoa, seja agradável, ouça o outro.

5. Foco
Quando estiver em uma atividade, desligue-se do resto, pense só naquilo. Foco e concentração são fundamentais para o seu sucesso. Para estar em sintonia - corpo e mente – não dá para ficar pensando no e-mail que precisa escrever, naquele amigo que tem que ligar ou no que vai preparar para o jantar. Ninguém consegue fazer muitas coisas juntas e dar atenção igual a todas elas.

DICAS DE REFEIÇÕES MENOS CALORICAS


Saladas
O hábito de incluir verduras e legumes na alimentação é uma das grandes dificuldades de quem decide eliminar peso.

Comece a experimentar as opções disponíveis, não se limite somente a alface, cenoura, tomate, beterraba. Inclua palmito, champignon, acelga e varie os alimentos.

Experimente os legumes cozidos ou refogados com tomate, cebola.

E para as verduras cruas, capriche no tempero que pode ser de ervas ou mesmo um molho, preparado com iogurte desnatado no lugar da maionese.

Doces
Eles podem ser consumidos mesmo que esteja de dieta, mas prepare-os de maneira que fiquem menos calóricos.

Substitua o açúcar por adoçante ou mesmo açúcar light, o creme de leite tradicional pelo light, o leite integral pelo desnatado.

Preparo dos alimentos
Preparar alimentos fritos de forma mais saudável é um grande desafio. Mas saiba que mesmo alimentos como hambúrguer, batata, bife a milanesa podem ser assados no forno sem perder o sabor.

Basta colocar os alimentos na assadeira e levar ao forno. Se a assadeira for anti-aderente não precisa untar, caso não seja e você perceba que o alimento pode grudar, unte a assadeira com um pouco de margarina.

Os alimentos grelhados não precisam de grande quantidade de óleo ou manteiga, e nem mesmo de uma grelha especial. Você pode utilizar uma panela anti-aderente ou a panela tradicional com um fiozinho de óleo ou azeite.

Com essas dicas, você vai consumir os alimentos que já está acostumado só que eles ficarão mais saudáveis e com menos calorias.

Fonte: www.cyberdiet.terra.com.br

30 DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!

14. Não repita a refeição.

15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

18. Prefira sucos naturais.

19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.

20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.

23. Ingira legumes todos os dias.

24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.

25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.

27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.

28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.

29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.

30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)
Fonte: www.cyberdiet.terra.com.br