Um grupo formado por cientistas italianos e britânicos descobriu que para prevenir um AVC basta comer 3 bananas por dia. As chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral são reduzidas de forma substancial se fizer a ingestão de uma banana no café da manhã, outra antes do almoço, e por último, antes do jantar.
Conforme os resultados de pesquisas realizadas anteriormente, um AVC pode ser prevenido através do consumo frequente de alimentos ricos em potássio, como os peixes, nozes, espinafres, lentilhas e leite. E embora outros estudos tenham sugerido que as bananas são excelentes para o controle da pressão arterial, as análises voltadas para prevenir Acidentes Vasculares Cerebrais ainda eram pouco consistentes.
Nesta pesquisa, foram avaliados os estudos feitos desde o início da década de 60. Mais de onze pesquisas passaram por uma reavaliação, com o objetivo de chegar a um resultado global.
A conclusão é de que ingerir a cada dia 1.600 miligramas é o suficiente para diminuir o risco do AVC por mais de 1/5. Vale citar que este total de potássio é menor que a quantidade diária recomendada para um adulto, que é cerca de 3.500 miligramas.
Uma banana média, bem madura, possui mais ou menos 500 miligramas deste elemento. Essa quantidade, se diária, ajuda a reduzir a hipertensão, e faz com o organismo possa manter os fluídos internos em equilíbrio.
Já a deficiência de potássio induz a batimentos cardíacos irregulares, náuseas, diarreia e irritabilidade.
Os pesquisadores das Universidades de Warwick e de Nápoles aproveitaram para alertar que caso se adote uma dieta mais rica em potássio e menos rica em sal, o número de mortes por Acidente Vascular Cerebral, considerando todo o planeta, poderia ser reduzido em mais de um milhão a cada ano.
O resultado deste estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.
fonte: outra medicina