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Atividades mais adequadas a cada faixa etária
A escola é de grande importância para o desenvolvimento de uma criança, mas já não é de hoje que as atividades extracurriculares estão ocupando grande parte do dia delas.
Atividades esportivas, artísticas e intelectuais devem fazer parte do cotidiano dos nossos pequenos, no entanto é importante respeitar as vontades e aptidões de cada um, não exagerando na quantidade de tarefas.
Já vivi essa experiência com um aluno que dizia sempre que era impossível fazer as tarefas de casa porque não tinha tempo. Seu dia, além da escola, era preenchido com curso de futebol, inglês, música e artes marciais. Claro que seria muito difícil realizar todas as atividades enviadas para casa.
Agenda lotada pode ser prejudicial para as crianças. Essa prática pode resultar em baixa concentração, e comprometer a saúde do aluno. Além disso, a criança pode desenvolver distúrbios bastante comuns em adultos, como a depressão e o estresse.
Claro que manter-se ocupado é importante. Ter obrigações favorece a disciplina, socialização e uma boa administração do tempo, mas o excesso de atividades não combina com o dia a dia infantil.
Muitas crianças sofrem com esse excesso de atividades porque os pais acreditam que quanto mais cursos elas façam, melhor será. Afirmam que estão preparando-os para o futuro.
Entendo que na maioria das vezes os pais estão procurando proporcionar o melhor à seus filhos; que muitas vezes não tem com quem deixar as crianças e preferem que estejam ocupados em cursos e atividades extracurriculares do que sozinhos em casa ou que a criança é que insiste muito em fazer diversas atividades.
A vida atual de todas as famílias está sobrecarregada de funções, e isso acaba refletindo nas crianças. Então, é necessário que os pais fiquem atentos a quantidade de atividades, deixando um tempo para as crianças brincarem, ficar na companhia da família e para o descanso.
Não é possível fazer tudo. É preciso dividir bem o tempo da criança, mostrando as opções possíveis, mas que ela tenha que escolher apenas algumas opções. Como atividades que tenham maior afinidade e que gostem mais.
O ritmo ideal até os dois anos de idade é que a criança tenha tempo livre para interagir com outras crianças, e se já frequentar a escola não é recomendável que faça atividades extras nesse período.
Já crianças entre os três e cinco anos, geralmente já estão na escolinha, com tarefas um pouco mais organizadas, tendo uma maior disciplina. Nesta fase é possível no máximo duas atividades extracurriculares, como música e natação.
Agora a partir dos seis anos, ela passa a ter muito mais obrigações com as atividades escolares. Deve estabelecer um horário certo para realizar as tarefas de casa, o tempo para brincar ainda tem que ser grande. Pode-se incluir em torno de quatro atividades extracurriculares, mas apenas alguns dias da semana e sempre pensando no melhor de cada criança.
Na fase da adolescência as demandas e os estudos aumentam consideravelmente. É tarefa dos pais ajudá-los a organizar seu tempo com períodos de estudo, lazer e tarefas extras. Nesse período não há restrições de atividades.
Os pais devem estar atentos a qualquer sina diferente, comum quando há excesso de atividades como cansaço, estresse, mudança de humor ou baixo rendimento escolar.
Conversando com nossos filhos, entendendo suas vontades, dúvidas ou até mesmo algumas limitações, somos capazes de proporcionar um caminho de aprendizagem e crescimento para sua vida.
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